Resultado de cinco anos de trabalho e obsessão sobre o mito do feminino, inaugurou no último mês a exposição "Eva" com uma coleção de 75 obras expostas na Galeria Scenarium na rua do Lavradio na Lapa.

 

No dia da abertura da exposição, Panmela Castro performou o que chama agora de "Ruptura": 1. passar batom; 2. tatuar-se; 3. cortar o cabelo; 4. trocar de roupa.

 

A performance de fato, iniciou com a construção do personagem hyper feminino encarnado por Panmela, em suas obras e vida durante os últimos anos e que foi desconstruído na ação de duração de uma hora.

 

A cerca desta nova relação com o público, a caricatura feminina dá espaço à outros debates sobre gênero, e as possibilidades para explorar melhor as questões entre a ficção e a vida: "Neste processo o espetáculo é essencial pois eu poderia passar batom no espelho de casa, tatuar em um estúdio, cortar o cabelo no salão e trocar de roupa no meu quarto, mas o que faz desses atos uma performance são os valores da alteridade. Nada mais difícil do que lidar com o olhar do outro, e é neste sentido que se completa a obra." - Diz Panmela Castro sobre o ato.

 

No dia 08 de agosto, Panmela Castro voltou ao espaço expositivo, desta vez para exibir pela primeira vez o video criado por Krank da FleshbeckCrew com o registro da obra e para debate com o público. O evento foi aberto e gratuito.

Fazem parte da seleção exibida na Galeria Scenarium 20 pinturas sobre tela, 22 desenhos à grafite, 15 aquarelas, 3 objetos e 15 fotos que integram também outras séries já conhecidas pelo público como "Anarkia Andarilha", "Eat Art" e "Meu querido DVF". Também compõe a mostra o vídeo-registro em colaboração com o videomaker Krank da FleshBeckCrew.

 

As obras estiveram à venda no local com uma série especial de 100 impressões de duas obras em posters(tamanho A3 e A2) comemorativos da exposição.

*Lançamento do VideoArt Ruptura - ocorreu em 08/08 -  

*Exposição “Eva - O corpo feminino como tabu e ponte para a transgressão” – Galeria Scenarium - Térreo.

*Aconteceu de 08 de julho à 19 de agosto de 2015

*Local: Galeria Scenarium - Rua do Lavradio, 15 – RJ

www.galeriascenarium.com.br

Vídeos: Igor Freitas/Studio Prime

Fotos: Paula Guimarães/Studio Prime